Nova ação nacional de combate ao Aedes tem participação do ministro dos Transportes
15/03/2016
Em Porto Nacional, Tocantins, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, acompanhou a ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti promovida pela prefeitura, nesta sexta-feira (11/3). A iniciativa é parte de uma mobilização nacional coordenada pela Casa Civil e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em todo o país, governos municipais, estaduais e administrações de órgão federais realizaram novas inspeções em 45 mil prédios públicos.
No local, o ministro e demais autoridades da região foram recebidos por alunos que, ao longo da semana, receberam estímulos para que recolhessem materiais que pudessem acumular água e servir de criadouros do inseto transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus.
Para incentivar a participação das crianças em Porto Nacional, elas foram instruídas para juntar copos plásticos, tampinhas, garrafas e pequenos objetos que pudessem acumular água e levassem para a prefeitura, onde foram trocados por kits educativos.
O ministro destacou a importância do combate diário ao mosquito e o bom desempenho da cidade tocantinense. (Porto Nacional ) é um exemplo pelo baixo índice da doença. Parabéns e vamos continuar combatendo juntos esse mosquito, afirmou o ministro Rodrigues.
Ação interna - os ministérios dos Transportes e das Comunicações se reuniram para apresentar um balanço das iniciativas promovidas pelas pastas. Na manhã desta sexta-feira (11/3), os servidores assistiram às apresentações dos resultados dos órgãos, realizadas pelo secretário-executivo do MiniCom, Francisco Ibiapina e pelo subsecretário de Assuntos Administrativos, Wallace Bastos.
Motivados pela mobilização nacional , os ministérios, que dividem as edificações, também contaram com a participação ativa de todos os seus servidores, funcionários e estagiários.
No Ministério dos Transportes, após o balanço, o subsecretário Wallace Bastos percorreu pessoalmente locais do prédio em busca de focos e constatou que as ações implementadas anteriormente surtiram efeito positivo. Segundo ele, não foram encontradas larvas nos locais propícios à sua reprodução, pois foram devidamente higienizados, para que não se tornem criadouros.
Durante as últimas ações para combater possíveis focos e evitar a proliferação das larvas no bloco R, da Esplanada dos Ministérios, onde estão instalados o MiniCom e MT, foi promovida faxina geral nos edifícios sede e anexo, além de vistorias desde as salas até a cobertura dos prédios.
Para este novo evento, o objetivo principal foi reforçar as orientações aos servidores sobre o combate ao Aedes aegypti, alertar sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito e encaminhamentos necessários para pacientes potencialmente infectados.
O secretário-executivo Francisco Ibiapina enfatizou que todo o cidadão tem uma missão a fazer nos próximos meses. "Além de fortalecer as ações promovidas pelo governo, que tem percorrido o país, novas rotinas devem ser adotadas nos lares e envolver as famílias e vizinhos para eliminar o mosquito", explicou.
No auditório, os participantes do evento assistiram a vídeos de campanhas de combate ao mosquito, e foram orientados a alertar o máximo de pessoas sobre esse causa.
O combate ao mosquito continua e novas ações estão sendo promovidas, como a etiquetação de vasos de plantas que serão vistoriados frequentemente pelos próprios funcionários. Panfletos informativos, matérias, faxina e peças publicitárias continuam para que o maior número de cidadãos sejam alcançados e se tornem multiplicadores para um trabalho efetivo contra o Aedes aegypti.