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Inicia audiência pública para concessão da BR-364/060/MT/GO

06/10/2015

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia, a partir desta quinta-feira (1º/10), a Audiência Pública nº 9/2015, que contará com três sessões presenciais, com o objetivo de colher sugestões e contribuições para concessão da BR-364/060/MT/GO, no trecho da BR-364 que vai do entroncamento com a BR-163(A) (Rondonópolis) até o entroncamento com a BR-060(A) (Jataí); e da BR-060 do entroncamento com a BR-364(A) (Jataí) até Goiânia. As contribuições referem-se às minutas de edital e contrato e ao Programa de Exploração da Rodovia e aos estudos de viabilidade.

Os interessados podem enviar suas sugestões até as 18h (horário de Brasília) do dia 30 de outubro. Além disso, poderão participar das sessões públicas que serão realizadas em Rondonópolis (MT), no dia 7/10; em Goiânia(GO), no dia 8/10; e em Brasília (DF), no dia 13/10. As informações específicas sobre a matéria e as orientações acerca dos procedimentos relacionados à realização e participação na audiência estão disponíveis no site da Agência.

Concessão – A concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do trecho de 703,7 quilômetros. O segmento a ser concedido abrange 15 municípios de Mato Grosso (Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garças e Alto Araguaia) e Goiás (Goiânia, Guapó, Varjão, Cezarina, Indiara, Acreúna, Santo Antônio da Barra, Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Rita do Araguaia). De acordo com a proposta de concessão, a rodovia contará com sete praças de pedágio, localizadas nos municípios de Varjão (GO), Acreúna (GO), Jataí (GO), Mineiros (GO), Portelândia (GO), Alto Garças (MT) e Petrovina (MT). Estão previstos investimentos na ordem de R$ 5,46 bilhões, a serem realizados pela concessionária vencedora do leilão, que deverá duplicar 362,6 quilômetros do trecho.

Cenários – O cenário-base proposto pela ANTT é de finalização da duplicação da rodovia nos primeiros cinco anos da concessão. O início da cobrança de pedágio se daria após realização dos trabalhos iniciais e de 10% da duplicação (36,3 quilômetros). Com essa proposta, a tarifa-teto seria de R$14,86 por cada 100 quilômetros, levando às seguintes tarifas por praça:



Tarifa arredondada por praça
P1
Varjão
16,00
P2
Acreúna
17,70
P3
Jataí
16,80
P4
Mineiros
11,50
P5
Portelândia
11,90
P6
Alto Garças
13,90
P7
Petrovina
16,70